Notícias

31/05/15

QUIPEA

II Encontro Regional do QUIPEA na Região dos Lagos reune mais de 130 quilombolas

O II Encontro regional do QUIPEA , que aconteceu nos dias 29, 30 e 31 de maio,  em Búzios (RJ) ,contou com a participação de representantes de 20 comunidades quilombolas do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

O Encontro, que reuniu cerca de 130 quilombolas de 8 municípios, discutiu e priorizou as diretrizes para o desenvolvimento da sua fase 3.

Para que esse evento fosse preparado, foram realizadas 7 reuniões preparatórias nas comunidades , onde a base comunitária trouxe demandas que vão nortear a próxima fase do projeto.

No encontro estavam, além dos quilombolas,  representantes da Shell, do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), da Fundação Cultural Palmares, do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), do INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), do SEPPIR (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), da AQUILERJ (Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Estado do Rio de Janeiro) e da Associação Zacimba Gaba (Associação Estadual das Comunidades Quilombolas do Estado do Espírito Santo).

 

 

 

c