Notícias

03/09/15

NEA-BC

Jovens do NEA-BC participam de Conferências Municipais de Juventude da Bacia de Campos

Juventude NEA-BC ocupa seu espaço e faz a diferença

No último final de semana o NEA-BC esteve presente em duas Conferências Municipais de Juventude às quais o projeto compõe os comitês de organização. No dia 29 de agosto foi o dia da juventude de São Francisco de Itabapoana ter a experiência de participar da 1ª Conferência Municipal de Juventude da sua cidade. O evento realizado pela prefeitura teve a parceria do Projeto NEA-BC por ser uma demanda antiga do grupo gestor local, composto na sua maioria por jovens.

Estiveram presentes no Colégio Estadual de São Francisco de Paula cerca de 200 jovens que defenderam várias propostas, entre elas: a criação do Conselho Municipal da Juventude; garantia de representação dos jovens nas sessões das Câmaras de Vereadores e Conselhos Municipais; criação do Fundo Municipal da Cultura, todas estas aprovadas. O segundo passo agora é a apresentação das propostas na 3ª Conferência Estadual de Juventude do Rio de Janeiro.

Vale destacar que na eleição para delegado da sociedade civil tiveram cinco candidaturas e dois jovens do Projeto NEA-BC foram eleitos, Marissol Bernardo Junqueira, como delegada e Victor Gomes Vieira Carvalho, como suplente.

Foto: Victor Gomes, representante da Comissão organizadora, na abertura do evento.

No dia 30 de agosto foi a vez dos jovens do projeto em Tamoios, Cabo Frio, participarem da 1ª Conferência Municipal de Juventude que teve como tema "As várias formas de mudar Cabo Frio". O evento que aconteceu na Escola Municipal São Cristóvão contou com a presença de cerca de 150 pessoas.  Entre as várias questões debatidas destaca-se o repúdio à redução da maior idade penal. Destacamos que o delegado mais votado foi o Lucas Rosindo integrante do NEA-BC em Tamoios, que saiu candidato representando a articulação dos PEAs NEA-BC e REMA. A Conferência em Cabo Frio foi uma iniciativa da sociedade civil e teve a mobilização iniciada pelo Projeto NEA-BC. Outras 14 instituições compõem a comissão organizadora.

Foto: Lucas Rosindo, jovem do NEA, delegado mais votado.

As participações do NEA-BC não param por aí, nesta quinta-feira, dia 03 de setembro, é a vez da galera do NEA-BC de Saquarema e Armação de Búzios participar de Conferências Municipais de Juventude nas suas cidades e ocuparem seu espaço. No dia 04, sexta-feira, os jovens do grupo de Figueira, Arraial do Cabo, e Carapebus marcarão presença nas Conferencias locais e terão a oportunidade de exporem suas ideias e juntos proporem políticas públicas que contemplem a juventude. Em todos os municípios citados o Projeto NEA-BC está atuando como parceiro na realização dos eventos compondo as comissões organizadoras.

 

c