Notícias

26/06/20

QUIPEA

COMO FICA O QUIPEA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19?

Diante das restrições resultantes da pandemia de Covid-19 (Coronavírus) e seguindo as orientações de isolamento social da Organização Mundial da Saúde, o Projeto Quipea suspendeu temporariamente as suas atividades de campo a fim de evitar os riscos de transmissão da doença. Desde o dia 18 de março, a equipe executora do Quipea vem realizando trabalho remoto, cada um em sua casa, com as adaptações possíveis e necessárias para manter as atividades do projeto, de acordo com o Plano de Trabalho da Fase 3.
 
Quipea na luta contra o Coronavírus
Atividades foram criadas a fim de contribuir para o combate à pandemia e manter o bom engajamento no projeto. Dentre elas, destaca-se a campanha “Quipea na luta contra o coronavírus”, iniciada em abril. Essa campanha de sensibilização consiste em ações de comunicação, junto às comunidades quilombolas do Quipea, e tem como objetivo divulgar informações sobre as medidas de prevenção e proteção para o enfrentamento da pandemia, assim como o monitoramento dos impactos da doença nas comunidades, o acompanhamento da incidência de casos positivos de Covid-19 nos municípios de abrangência do projeto e, em especial, nas comunidades quilombolas.   
Por meio da “Campanha Quipea na luta contra o Coronavírus”, o projeto também tem dado apoio aos comunitários no acesso a medidas emergenciais do governo. Até o momento, 57 pessoas foram auxiliadas pela equipe de Apoiadores Locais e Educadoras Populares e destas, 53 já receberam os auxílios, de acordo com os relatos da equipe que atua em cada quilombo.
 
Diferentes meios de comunicação
Visando ampliar ainda mais a comunicação e diminuir a distância entre as comunidades apoiadas pelo projeto, foi criado um novo canal de comunicação: o grupo do Quipea na rede social Facebook, que é restrito aos participantes do projeto. Essa iniciativa busca manter e fortalecer a comunicação com os comunitários e representantes das 21 comunidades Quilombolas do Quipea, além promover a troca de mensagens de afeto nesse momento tão difícil para todos.
 
Quais atividades continuam acontecendo?
As demais atividades do projeto, previstas no Plano de Trabalho da Fase 3, que estão acontecendo de modo adaptado são:
  • Projetos de Base Comunitária: levantamento dos orçamentos; Atualizações do status de cada projeto;
  • Cartografia Social: produção dos fascículos das comunidades e mapas;
  • Curso de Formação dos Presidentes e Diretores das Associações Quilombolas:  planejamento da próxima atividade e elaboração de materiais didáticos;
  • Reuniões de acompanhamento e planejamento da equipe executora;
  • Reunião da Comissão Articuladora das Comunidades Quilombolas do Quipea: planejamento para realização da 23ª Reunião Ordinária no dia 4 de julho.
 
Além disso, foi realizada uma reunião virtual com os presidentes das Associações Quilombolas, em abril, e um encontro virtual de Articulação com outros Projetos de Educação Ambiental, em 21 de maio, a convite do Projeto Foco.
Ainda nesta dinâmica de trabalho remoto estão sendo realizados alguns “eventos-teste” em plataformas online, para que seja possível verificar a viabilidade de realização de encontros virtuais com os representantes das 21 Comunidades Quilombolas, promovendo novas oportunidades de aproximação durante o isolamento para o desenvolvimento das atividades e objetivos previstos no Plano de Trabalho da Fase 3.
c