Notícias

08/09/20

QUIPEA

24ª Reunião Ordinária da Comissão Articuladora das Comunidades Quilombolas do Quipea: A importância das adaptações virtuais em meio à pandemia

No dia 08 de agosto de 2020 aconteceu a 24ª Reunião Ordinária da Comissão Articuladora das Comunidades Quilombolas do Quipea.

Realizada pela segunda vez em formato virtual, a atividade reuniu cerca de 45 participantes, incluindo membros da Comissão Articuladora, os representantes do Ibama e da Shell, além da equipe executora do projeto.

 

 

 

O encontro proporcionou mais um importante momento de troca sobre as atividades do Quipea, tendo como principal temática os Projetos de Base Comunitária, que vêm sendo desenvolvidos de forma coletiva pelos grupos de trabalho das comunidades. Para atualizar os participantes, a equipe executora apresentou os principais informes de cada projeto, destacando que quatro deles já terão sua execução iniciada no mês de agosto de 2020 e todos os demais, após finalizados os ajustes e revisões, também começarão a ser executados e só ficarão pendentes as atividades planejadas que não ocorrerão neste período de necessário isolamento social, tais como cursos, oficinas, etc.  Após a apresentação, os membros da Comissão Articuladora puderam esclarecer suas dúvidas gerais e sobre os projetos de suas comunidades.

A equipe executora também apresentou outras atividades do projeto que vêm sendo desenvolvidas nesse período de pandemia, como a campanha “Quipea na luta contra o Coronavírus”, uma iniciativa sensibilização das comunidades sobre a pandemia que inclui anúncios em carro de som com mensagens sobre cuidado e prevenção ao COVID-19.  

Outra novidade desenvolvida pela equipe para maior participação das comunidades no projeto é o grupo do Quipea no Facebook, criado em abril de 2020 e com o destaque recente da campanha “Quipea na luta contra o racismo”, criada no mês de julho, que levantou discussões importantes sobre o tema na rede social, durante todo o mês.

Outro assunto do projeto tratado na reunião foi sobre como adaptar algumas das atividades da Cartografia Social, que já têm algumas devolutivas em planejamento e também devem ocorrer em formato virtual.

 

 

 

Os representantes comunitários apresentaram suas preocupações quanto ao Plano de Trabalho, as ações que não puderam acontecer por conta da pandemia e os próximos passos do projeto. Receberam informações da Shell e do Ibama sobre as diretrizes para este momento excepcional e algumas propostas para zelar pela continuidade do projeto, com a equipe preservada e com o planejamento participativo dos próximos passos.

O Quipea segue com seu compromisso educativo, tendo como principal cuidado a saúde e segurança das 21 comunidades onde atua, adaptando-se para que, mesmo temporariamente distantes, sigamos juntos construindo o caminho.

 

c