Notícias

17/06/22

QUIPEA

Reencontro da Família Quipea acontece na 31ª Reunião Ordinária da Comissão Articuladora

Após dois anos e dois meses se encontrando apenas pelas telas, no dia 21 de maio, o projeto Quipea realizou sua primeira atividade presencial com representantes das 21 comunidades quilombolas. A 31ª Reunião Ordinária da Comissão Articuladora do Quipea contou com a presença de 54 comunitários, além da Shell e equipe executora. A alegria do reencontro e a troca de afetos marcou todo o evento.

A atividade aconteceu em Armação dos Búzios (RJ) e teve com pauta principal a posse dos novos representantes Comissão Articuladora, iniciando o 4º mandato do colegiado. A abertura da reunião foi marcada pela emocionante apresentação cultural da Dona Cássia, quilombola e mestre da ciranda do quilombo Baía Formosa. Na sequência, as 82 pessoas presentes na reunião se apresentaram e disseram uma palavra que remetesse ao sentimento do momento. Dentre as palavras mais faladas, estão: felicidade, amor, gratidão, coletividade, força e união.

O Quipea realizou uma homenagem aos antigos representantes da Comissão Articuladora, agradecendo o comprometimento e dedicação durante os últimos anos do projeto, em especial na participação da elaboração do Plano de Trabalho da Fase 4 do Quipea. Após à homenagem, foi iniciada a cerimônia de posse dos novos representantes da Comissão Articuladora do Quipea, com a apresentação de cada representante titular e suplente das 21 comunidades e os representantes dos presidentes das três regiões do projeto (Lagos, Norte Fluminense e São Francisco de Itabapoana com Espírito Santo). Esses representantes receberam um material contendo alguns documentos importantes do Quipea: Plano de Trabalho da Fase 4, Regimento Interno da Comissão Articuladora do Quipea e Nota técnica CGPEG/DILIC/IBAMA nº 01/10. O atual mandato da Comissão Articuladora acompanhará o Quipea por dois anos e será fundamental para ampliar a participação da base comunitária nas decisões da Fase 4 do Quipea.

Vale destacar que esse primeiro encontro presencial aconteceu após uma cuidadosa avaliação do atual cenário da pandemia, considerando o pedido dos comunitários para a retomada de algumas atividades presencias. Na ocasião foram adotados todos os cuidados necessários para garantira a saúde e segurança dos participantes e suas comunidades.

A próxima atividade da Comissão será a Reunião de formação da Comissão Articuladora sobre estrutura e funcionamento de espaços públicos e espaços de participação, que acontecerá no dia 16 de junho em formato virtual.

O Quipea seguirá com a realização de atividades híbridas, observando as recomendações de saúde e segurança quanto aos riscos relacionados a pandemia da COVID-19, além do monitoramento nas comunidades quilombolas.

 

Fotos:

Roda de apresentação dos participantes da 31ª Reunião Ordinária da Comissão Articuladora.

 

Abertura da reunião com a apresentação Cultural da Dona Cássia, Quilombo de Baia Formosa - Armação dos Búzios/ RJ.

 

Falas iniciais das representantes da Shell, Suely Ortega e Maria Angert.

 

 

Relatos de experiências de representantes do 3º mandato da Comissão Articuladora.

 

Representantes do 3º mandato da Comissão Articuladora, após entrega dos certificados.

 

 

 

 

c