Notícias

07/09/22

QUIPEA

Quipea na Shell Eco-Marathon

Nos dias 23, 24 e 25 de agosto a Shell promoveu mais uma edição da Shell Eco-Marathon, nos armazéns do Pier Mauá, região portuária do Rio de Janeiro.

A competição anual, que estava suspensa desde 2019 em decorrência da pandemia, trouxe de volta toda a alegria e dedicação de jovens universitários de norte a sul do Brasil, e de outros países da América Latina, como Colômbia e Argentina, além do público em geral.

Nessa competição estudantes de várias universidades são desafiados a projetar, construir e pilotar protótipos automotivos – miniveículos – que devem percorrer a maior distância possível com a menor quantidade de energia. Em um espírito de colaboração e trabalho em equipe, dezenas de veículos vão para as pistas em busca de marcas históricas nas categorias Bateria Elétrica e Combustão Interna (Etanol e Gasolina).

Além da área para os testes automotivos e para a disputa estudantil, o espaço Experiência Shell, com cerca de 800m², trouxe diversos estandes que apresentam a narrativa de impacto socioeconômico positivo e duradouro da marca no país, através de estandes com atrações recheadas de tecnologia, inovação e interatividade. Teve realidade virtual, protótipos em 3D, jogos eletrônicos, entre outras. realidades virtuais, mixadas e aumentadas.

No estande do Quipea a equipe executora marcou presença, recebendo visitantes de todas as idades e apresentando o Projeto de Educação Ambiental, que é uma condicionante do licenciamento ambiental para mitigar os impactos provenientes da exploração e produção de petróleo pela Shell na Bacia de Campos.

 

No estande do Quipea, os visitantes puderam ter acesso a vídeos do projeto, painel fotográfico e totem interativo, onde, por meio de cliques em um monitor, foi possível conhecer 14 das 21 comunidades quilombolas que fazem parte do público prioritário do Quipea. Interagindo com esta ferramenta, o público conheceu os fascículos da Cartografia Social – registro afetivo memorial e ilustrativo, feito a partir de mapas, textos e entrevistas com os moradores daquelas localidades.


Monitor de totem interativo exibe exemplares dos Fascículos da Cartografia Social

 

Educadora Júnior do Quipea explica o Projeto para estudantes da rede pública

 

 

A equipe também assistiu ao #ShellTalks, espaço de palestras e debates que reuniu especialistas em diversas áreas, e dos quais surgiram reflexões importantes em diversos temas que estão no radar da companhia, tais como: Diversidade, Equidade Racial e Inclusão; Mobilidade Urbana e Transição Energética.

  

Painel da Shelltalks sobre Diversidade, Equidade e Inclusão

 

Para saber mais sobre a Shell Eco-Marathon acesse: https://www.shell.com.br/energia-e-inovacao/ecomarathon/shell-eco-marathon-brasil.html

 

c