Notícias

22/12/15

NEA-BC

Projeto NEA-BC inicia o 3º ciclo com boas conquistas e mobilização social

        O Grupo Gestor Local (GGL) de São João da Barra tem um espaço garantido no Conselho Municipal de Saúde, essa conquista já era uma meta do grupo desde o 2º ciclo, pois têm a saúde como bandeira de luta. A eleição aconteceu no dia 15 de dezembro na Secretaria Municipal de Saúde e o NEA-BC conquistou uma das seis cadeiras representativas destinadas às associações da sociedade civil, o que dá condições de avaliar e acompanhar todos os processos que demandam decisão dentro da pasta. Os conselheiros eleitos foram Erval Aroeira como titular e Maria Aparecida Ferreira como suplente.

Foto: Membros do Conselho Municipal de Saúde

        Como podemos perceber, os grupos iniciaram o novo ciclo colhendo os resultados dos trabalhos já iniciados. Neste sentido, o GGL de Rio das Ostras realizou, no dia 09 de dezembro, uma Aula Pública sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico e Controle Social. O evento foi aberto para toda comunidade e contou a participação da Pesquisadora de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, Bianca Dieile, e teve como objetivo convocar a sociedade civil à participação social, em especial sobre a construção do plano municipal de saneamento básico. O resultado foi muito positivo tendo como encaminhamento a formação de uma comissão composta por representantes do NEA-BC, secretaria de meio ambiente, Odebrecht (empresa responsável por realizar as obras de saneamento básico no município) e demais representantes da sociedade civil com a finalidade de formar um canal de diálogo para melhorar a qualidade desse serviço no município.

                        

Fotos: Aula Pública sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico e Controle Social


        Os GGLs estão aprofundando os conhecimentos das suas bandeiras de luta e com essa proposta em Quissamã o grupo realizou no dia 12 de dezembro uma oficina sobre mobilidade urbana. A proposta foi de aprofundar o tema considerando a realidade local e qualificar os comunitários para colaborarem na elaboração e implantação do Plano de Mobilidade Urbana do município, proposta apresentada em audiência pública e já aprovada e incorporada à LDO.

Foto: Comunitários de Quissamã durante a oficina sobre mobilidade urbana

        Em Campos dos Goytacazes e Cabo Frio acontecerem oficinas sobre saneamento básico e contou com a participação dos comunitários que integram o projeto, técnicos de campo, assistente de mobilização e logística, bolsista e técnico Petrobras.

 

c