Notícias

30/07/14

REMA

A fotografia como ferramenta de registro na comunidade pesqueira!

Sim! A fotografia como ferramenta de registro e resgate sociocultural e socioambiental na comunidade pesqueira, esse foi o tema trabalhado na mobilização 2!

Em clima de aproximação do objeto de estudo do Projeto, os jovens receberam no final deste mês de Julho um total de 8 horas de Oficina teórica e prática sobre a arte de fotografar, com o objetivo de estimular a sensibilidade do jovem para a percepção do cotidiano da comunidade pesqueira, instrumentalizá-los para a prática da fotografia e também integrar os PEAs ObservAção e REMA que atuam em São João da Barra. 

A parceria com o Observatório Ambiental ObservAção, Projeto de Educação Ambiental do Campo de Polvo, vem funcionando bem e  os jovens já começaram a pensar em outras parcerias que possam devolver à comunidade pesqueira o resultado dessa atividade, além de dar continuidade ao trabalho de mobilização. Afinal, tivemos mais um jovem incluso no projeto depois da realização desta Oficina. 

Jovens durante a dinâmica "Tipos de Fotografia"

A oficina trabalhou brevemente o histórico da fotografia, os principais fotógrafos e tipos de fotografia, além de estimular a sensibilidade para a percepção fotográfica. Utilizando técnicas introdutórias de fotografia, para obter uma boa qualidade de foto, entre as principais delas estão: Foco, Zoom e Luz.  

Divididos em duas turmas durante dois dias de atividade e aproximadamente quatro horas de oficina prática fotográfica dentro da comunidade pesqueira, alcançando um resultado encantador e um acervo de mais de mil fotos tiradas com câmeras celulares, maquinas semiprofissionais e profissionais.

Além da oportunidade de replicarem algumas teorias no campo pratico, os jovens tiveram o imenso prazer de conhecer um pescador de mais de 60 anos de profissão, o Sr. Inácio. Através das lentes conquistaram o mesmo e trocaram com ele suas ansiedade e inquietações.

"Conhecendo o Sr. Inácio"

A Articuladora Local, Jessica Souza, contou como foi esta experiência:

 “... a oportunidade de replicar com os jovens a experiência que vivi num projeto, também de Educação Ambiental, a sete anos atrás, foi realizadora. Pude vivenciar com eles o empoderamento de uma ferramenta tão importante, e sentir em cada manuseio a sensibilidade e percepção para os debates gerados antes e durante a Oficina. Ver a dimensão que eles podem chegar com outros tipos de instrumentos fez todo sentido para o papel que desenvolvo como articuladora local.”

Jovens reunidos durante atividade prática

Os resultados dessa oficina forma imediatos nas redes sociais, com depoimentos que demonstram a importância do Projeto REMA. Um dos mais impactantes veio da jovem Maraya, que participa de forma assídua de nossas oficinas: 

O projeto REMA mudou totalmente minha vida, falo por experiência própria. Participo com muito orgulho. A oficina de fotografia foi excelente, nos trouxe grandes novidades, e com isso estamos evoluindo cada vez mais!” – Maraya, 14 anos.


A Larissa Cabral e o Victor Hugo também deram seus depoimentos:

“O que posso falar? Não sou nada boa com palavras,mas não posso deixar de comentar como o projeto REMA me faz bem. A Oficina de fotografia foi maravilhosa, adorei fotografar o dia a dia dos pescadores que foram muito gentis Com o pessoal, alguns ficaram envergonhados e outros posaram bem pras fotos. Se pudéssemos ficaríamos fotografando o tempo todo lá, não dá vontade de ir embora, e hoje em dia tenho um olhar totalmente diferente com a câmera. Passei a olha-la com uma visão mais adiante! Estou ansiosa para as novas experiências que teremos.” – Larissa, 13 anos.

“mais só um clique você percebe que uma foto pode mudar tudo.” – Victor Hugo, 15 anos.

 

Algumas fotos tiradas durante a oficina pelos jovens:

Foto:  Loisy Martins, 13 anos

 

Foto: Vyctor Hugo, 15 anos

 

c