Notícias

06/04/16

QUIPEA

Quipea promove 3º Intercâmbio Cultural Quilombola no litoral de São Paulo

 

O Quipea vai promover, dos dias 06 a 09 de abril, um intercâmbio cultural entre representantes de comunidades quilombolas do Rio de Janeiro, Espírito Santo e de São Paulo, no Município de Cananéia, no Litoral Sul de São Paulo.

O encontro faz parte das atividades promovidas pelo projeto, que tem como principal objetivo o fortalecimento da organização social e a promoção da autonomia das comunidades nas decisões que as afetam.

Os representantes quilombolas das comunidades do Rio e Espírito Santo farão um mergulho na cultura das famílias que vivem na região e vão conhecer como é o dia a dia, a organização social que está por tras das ações sustentáveis do quilombo do Mandira, como o trabalho de extração de ostras, principal atividade da comunidade.

Além de palestras, serão realizadas visitas guiadas à Casa de Farinha, à produção agrícola de geração de renda e uma oficina de confecção de artesanatos feitos pelas mulheres. O intercâmbio inclui também uma visita ao sítio arqueológico sambaqui Monte de Concha, um dos mais antigos do Brasil.  

Confira a programação :

Dia 07/04

8h30 - Visita à \\reserva Extrativista de Mandira

11h - Roteiro Etnoecológico

14h - Visita à Casa de Farinha

         Visita à Produção Agrícola de Geração de Renda

         Visita e Oficina de confecção e comercialização de Artesanatos feitos pelas mulheres

Dia 08/04

8h30 - Visita à Casa de Pedra

14h - Visita ao sítio arqueológico sambaqui Monte de Conchas

 

 

c