Notícias

31/05/16

NEA-BC

Os GGLs do NEA-BC fazem intercâmbios de aprendizagem

Os grupos gestores do Projeto NEA-BC iniciaram os intercâmbios de aprendizagem do 3º Ciclo. A proposta dos intercâmbios é ampliar o conhecimento em torno das bandeiras de luta e trocar experiências com outras instituições. O grupo de Araruama deu a largada no mês de abril e embarcou para Florianópolis, Santa Catariana, para participar do 16º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente. O evento que aconteceu nos dias 13 a 15 de abril e teve como representantes do NEA-BC a técnica Gisely Mendes e a comunitária Geovana Rangel.

O congresso debateu temas sobre o saneamento, resíduos sólidos, gestão de recursos hídricos, unidades de conservação, desastres ambientais e valoração de danos ambientais sob a perspectiva transversal do tema água e com o fomento à discussão da atuação regionalizada dos membros do Ministério Público Ambiental. O que mais despertou o interesse foi o tema da oficina sobre Saneamento e Ministério Público, pois está é uma abordagem na qual os comunitários e técnicos desejam conhecer melhor devido aos trabalhos já desenvolvidos a cerca do saneamento nas suas localidades. 

     

Fotos: Da esquerda para a direitaGeovana Rangel e Gisely Mendes durante o 16º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente

Entre os dias de 16 a 19 de maio Arraial do Cabo e Campos dos Goytacazes estiveram em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, onde aconteceu a 46º Assembleia Nacional da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento) com o tema: "Saneamento Básico: um direito de todos". O objetivo do evento foi de discutir sobre política pública no âmbito municipal, buscar soluções para fortalecer as ações dos municípios nesse setor, visando combater a privatização e valorizar a mobilização e participação da sociedade civil dentro desse universo.

Estiveram reunidos aproximadamente dois mil participantes, entre gestores públicos, pesquisadores, técnicos, profissionais da indústria, empreendedores, lideranças de trabalhadores e representantes de organizações não governamentais. Os comunitários e equipe técnica de Figueira (Arraial do Cabo) e Farol de São Tomé (Campos dos Goytacazes) participaram da Assembleia na buscar de ampliar os conhecimentos sobre o tema, multiplicá-los nos GGLs e para a comunidade, fortalecer as ações do Projeto e incidir a respeito das políticas públicas de saneamento básico na região. 

  

Fotos: Grupo Gestor Local de Campos (à esquerda) e Grupo Gestor Local de Arraial do Cabo (à direita) durane o evento

E não para por aí! Os grupos de Araruama e Saquarema já estão organizados para um novo intercâmbio entre os dias 13 a 17 de junho em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, será o 7º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos. Este intercâmbio contará também com uma visita ao Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) para conhecer toda a estrutura de coleta de lixo de Porto Alegre, além do trabalho de conscientização realizado pelo o departamento de limpeza urbana da cidade. Importante registrar que o intercâmbio é uma atividade prevista do Plano de Trabalho Local e possui o objetivo de construir e disseminar conhecimentos para a prática da incidência política, contribuindo na intensificação das estratégias de mobilização para as atividades de formação e capacitação. 

c