NEA-BC
Apresentação

O Projeto Núcleo de Educação da Bacia de Campos (Projeto NEA-BC) tem como objetivos: incentivar e fortalecer a organização comunitária, incentivar e promover a participação popular na definição de políticas públicas, produzir e disseminar conhecimentos na perspectivas de uma Educação Ambiental crítica e transformadora, formar cidadãos para o pleno exercício de sua cidadania, com ênfase na gestão ambiental e no controle social, ampliar o debate sobre o uso dos recursos ambientais, em especial, nos processos de licenciamento. Seu público prioritário são os jovens e as lideranças comunitárias da região.

Desde 2008, o Projeto NEA-BC abrange treze (13) municípios litorâneos do Estado do Rio de Janeiro - de Saquarema a São Francisco de Itabapoana e em cada um deles foi criado um Núcleo Operacional (NÓ). Nesses Núcleos são desenvolvidas ações e/ou atividades de caráter local e seus atores sociais são incentivados a interagir regionalmente numa perspectiva de rede.

Tal iniciativa está ancorada em uma estrutura organizacional, denominada Associação Núcleo de Educação Ambiental da Região da Bacia de Campos (Associação NEA-BC), que articulada em rede, visa promover a integração dos treze (13) projetos locais, de modo a assegurar os princípios, propósitos e diretrizes de educação no processo de gestão ambiental preconizados pelo IBAMA.

O NEA-BC está vinculado à Unidade de Operações de Exploração e Produção do Rio de Janeiro da Petrobras (UO-RIO) e é executado por meio de convênio firmado entre a Petrobras e a Associação NEA-BC.

 

c