REMA
Apresentação

O Projeto Rede de Estudos para o Meio Ambiente (Projeto REMA) tem como seu principal objetivo a organização comunitária de jovens ligados à pesca artesanal, na perspectiva de prepará-los para uma participação qualificada na gestão ambiental. Visa, ainda, promover o reconhecimento e a valorização da identidade das comunidades pesqueiras e o sentimento de pertencimento dos jovens dessas comunidades. Hoje, mais de 80 jovens integram esta rede.

O Projeto REMA teve início em março de 2013 e atualmente possui cinco sedes, atendendo aos municípios de Cabo Frio, Macaé, São João Barra, São Francisco de Itabapoana (todos esses no Rio de Janeiro) e o município de Itapemirim no Espírito Santo. São locais onde a atividade da pesca artesanal é afetada pela operação do Campo de Frade.

Os jovens participam de oficinas de formação que utilizam recursos pedagógicos variados como vídeos e jornais, têm acesso aos acervos de bibliotecas e centros culturais, fazem visitas a locais históricos e a patrimônios naturais/culturais da região. Eles são estimulados a usarem ferramentas online, como mapas digitais e mídias sociais, no sentido da aquisição de uma visão mais global das mudanças no território e dos impactos da indústria do petróleo.

 

 

c