QUIPEA
Notícias

08/10/15

QUIPEA

Comunidades do QUIPEA marcam presença na titulação de Marambaia

Outubro vai ficar marcado em 2015 como um mês vitorioso para a causa quilombola no Rio de Janeiro. A comunidade remanescente de Quilombo da bela Ilha da Marambaia, na Costa Verde do Rio de Janeiro, conquistou sua esperada titulação depois de muitos anos de luta pela terra. Representantes de todas as comunidades do QUIPEA na parte fluminense estiveram presentes na cerimônia de entrega do título, que também contou com vários representantes da causa e de comunidades irmãs como a do Campinho da Independência, casa do último Intercâmbio Cultural Quilombola do QUIPEA.

 

Desde 2002 aguardando o processo de titulação, a comunidade de Marambaia agora detém oficialmente a posse de 530 hectares, que representam 5,3 hectares por família. A região é uma reserva ambiental administrada pela marinha do Brasil e no território vai permanecer o convívio pacífico entre militares e os quilombolas que habitam o espaço há mais de 150 anos. A proteção ambiental na ilha permanece mantida no espaço.

 

Num dia de confraternização, a equipe executora do QUIPEA, representantes da SHELL e de todas as comunidades do Rio de Janeiro celebraram o momento de titulação ao lado de antigos companheiros de luta quilombola. O Ministro do Desenvolvimento agrário, Patrus Ananias, entregou o título ao Quilombo em cerimônia organizada pela própria marinha.   Representantes do INCRA, do Governo Federal e de diferentes instituições ligadas a questão Quilombola acompanharam a cerimônia que também contou com festa, jongo e capoeira numa celebração típica da alegria imersa nas raízes quilombolas.  As comunidades do QUIPEA, que compareceram em peso ao evento e juntas foram maioria no espaço, participaram até de passeio ecológico ao longo do dia inteiro de visita pela ilha.

 

Esta oficialização do título vai ajudar 100 famílias quilombolas e caiçaras num processo de legitimação e reconhecimento de um território que os remanescentes de quilombo sempre habitaram. Esta conquista serviu de inspiração e exemplo para várias comunidades do QUIPEA que permanecem na luta por titulação e pelo direito a permanência e autonomia sobre seu próprio espaço.

 

Voltar

c