Notícias

03/11/16

NEA-BC

Projeto NEA-BC promove debates políticos

Projeto NEA-BC promove debates políticos

Os comunitários do Projeto Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos realizaram várias intervenções, proporcionando aos eleitores da região condições para votarem de forma consciente. Foram promovidos debates com os candidatos à prefeitura de três cidades: Quissamã, Arraial do Cabo e Campos dos Goytacazes. Os grupos de Arraial do Cabo e da praia do Farol de São Tomé (Campos) se dedicaram bastante na organização e realização dos eventos, com bom êxito tanto na participação dos candidatos quanto da comunidade.

O Grupo Gestor Local (GGL) de Quissamã firmou parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF) e juntos realizaram o 1º Debate Político de Quissamã, com cerca de 300 pessoas e todos os candidatos a prefeito da cidade.

A parceria com o IFF conferiu ainda mais credibilidade à proposta do evento, o que resultou em grande participação popular, lotando o auditório da instituição e contando com a transmissão ao vivo pela Rádio Quissamã FM, que ampliou o alcance dos assuntos debatidos para toda a sociedade.

Para o assistente de Mobilização e Logística do NEA-BC, Wagner Nunes, o debate proporcionou aos munícipes o conhecimento dos candidatos e das suas propostas. “O papel do NEA-BC hoje é conscientizar a população e fazer com que as pessoas desenvolvam em si a educação crítica”. A diretora do campus Quissamã, Aline Estaneck, considerou o evento de grande relevância para a comunidade escolar. “Temos muitos estudantes assistindo ao debate. Este é um exemplo que queremos deixar para eles: respeito acima de tudo. Acredito que alguns dos nossos objetivos foram alcançados: contribuir com a construção da cidadania aqui no município e abrir esta casa para servir à comunidade, afinal este também é um dos compromissos do IFF Fluminense”, pontuou a diretora.

Alguns Grupos Gestores trabalharam com o tema em outras frentes. O GGL de Búzios, por exemplo, fez uma carta de intenções, divulgada pelas redes sociais e hospedada no site do Projeto. Já o grupo de Araruama confeccionou uma cartilha sobre as eleições 2016, reproduzida por mais sete grupos, e ainda realizou seis Rodas de Diálogos itinerantes para conscientizar a sociedade civil sobre o tema.

O objetivo do Projeto NEA-BC, condicionante do licenciamento ambiental federal, é promover a organização comunitária. Para isso, existe um grande empenho em trabalhar com ferramentas imprescindíveis ao processo democrático e, assim, contribuir para o empoderamento da sociedade e a construção cidadãos mais críticos.

 

 

c