Notícias

25/08/17

FOCO

PEA-FOCO- Mini Curso de Justiça Ambiental Pesca e Gênero

Mini Curso de Justiça Ambiental Pesca e Gênero 25 e 26 de agosto de 2017

Local: Hotel Confort- Campos dos Goytacazes

O objetivo foi proporcionar reflexão apresentando-se os conceitos de Justiça ambiental e identificando-os no contexto da pesca e do gênero, buscando conexão com as lutas cotidianas enfrentadas pelas marisqueiras do Norte Fluminense e participantes do PEA FOCO.
A abertura do evento no dia 26 de agosto, deu inicio a apresentação de todos participantes, incluindo representantes da Statoil e IBAMA e também programação do minicurso através de slides.
Introdução aos Conceitos de Justiça Ambiental, través de exposição dialogada e slides se fará uma pequena introdução ao tema.
Foi assistido o Vídeo Mulheres das águas.
Após ter assistido o filme as mulheres foram provocadas ao debate e foi feito o link com os conceitos da Justiça ambiental conectando com o propósito de gênero. 
Dinâmicas com elementos da arte educação.
Espaço de atividades para os filhos das participantes do evento.

No dia 16 de agosto ocorreu a exposição dialogada sobre as lutas das mulheres marisqueiras do Norte Fluminense relacionando com o tema do dia anterior.
Trabalho em grupo Debates em grupo sobre as demandas das Rodas de Conversa de cada Núcleo Comunitário.
Mesa Redonda, recepção da AMA e PEA-FOCO e apresentação dos convidados de outros PEAs,(REMA, PESCARTE OBSERVAÇÃO e TERRITÓRIOS DO PETRÓLEO) contextualização dos temas a serem discutidos e do mini curso.A ideia da Mesa Redonda com os demais é a troca de experiência visando o fortalecimento das lutas em busca de uma pauta comum de participação cidadã, como por exemplo, as intervenções nos Conselhos Municipais. 
 

c