Notícias

06/06/14

REMA

1º Encontro da Rede de Estudos para o Meio Ambiente

Durante os dias 06, 07 e 08 do mês de Junho o Projeto REMA, realizou seu primeiro Encontro Regional, com o objetivo de integrar os jovens participantes da rede de estudos para o meio ambiente. O evento ocorreu no município de São João da Barra, no SESC Grussai e contou com a participação de mais de 60 jovens e também diversos convidados.

No primeiro dia de evento contamos com a participação do Teatro do oprimido, que trouxe suas técnicas para representar o que vem sendo discutido ao longo de todo o projeto, como a Organização Social, Políticas Públicas e Controle Social. 

 

Atividade desenvolvida pelo Teatro do Oprimido durante o primeiro dia do Encontro Regional

Já no segundo dia começamos a aprofundar estes assuntos e a ampliar nossas discussões com a presença de convidados do IBAMA, CHEVRON, FIPERJ, MPA. 

Estiveram presentes representantes do IBAMA, FIPERJ e MPA

Um dos pontos altos do nosso encontro foi a apresentação dos impactos da indústria do petróleo identificados pelos jovens participantes do Projeto REMA.

Apresentação dos impactos identificados pelos jovens em suas regiões

Contamos também com a presença de José Silva Quintas, referencia nacional quando falamos de Educação Ambiental. Trabalhou como gestor publico do IBAMA e formulou a politica nacional de educação ambiental para o país. Quintas demonstrou também a grande dificuldade de criar representações políticas que possam representar os interesses de todos os grupos afetados pelos agentes impactantes de forma clara, acessível, coletiva, organizada e solidária. Além disso, a grande dificuldade de assegurar políticas públicas de forma viável.

Prof José Silva Quintas durante o 1º Encontro da Rede de
Estudos para o Meio Ambiente

No inicio da tarde do nosso segundo dia de Encontro realizamos um debate com os representantes presentes, com o intuito de promover a plena discussão e aprofundamento dos assuntos questionados ao longo de todo o projeto e também de cobrar respostas dos representantes ali presentes

O nosso "Talk Show" contou com a presença de representantes do FIPERJ, IBAMA, MPA e também do professor Quintas.

Além de debates e questionamentos o primeiro encontro da Rede de Estudos para o Meio Ambiente também promoveu atividades culturais, como apresentações de música, teatro e dança. Todos com participação direta dos jovens.

Apresentação teatral realizada pelos jovens de Cabo Frio

Além de debates e questionamentos o primeiro encontro da Rede de Estudos para o Meio Ambiente também promoveu atividades culturais, como apresentações de música, teatro e dança. Todos com participação direta dos jovens.

Para o fechar o dia repleto de discussões tivemos uma apresentação de Jongo que animou bastante a galera

No último dia do Encontro os jovens receberam seus respectivos certificados de participação no Projeto REMA.

Entrega de certificados aos jovens do projeto

 

 

 

c