Notícias

25/09/18

NEA-BC

NEA-BC de Armação de Búzios realiza seminário para discutir o saneamento básico do município.

Como o Saneamento Básico precário afeta sua vida? Esse foi o tema do II Seminário Municipal de Saúde e Saneamento, realizado no último sábado (22), no Hotel Pérola Búzios, em Armação dos Búzios. 

Os cerca de 60 participantes que estiveram presentes tiveram a oportunidade de conhecer de perto o trabalho realizado no III Ciclo do Projeto NEA-BC no município, como as reuniões de GGL, o Mapeamento Rota do Esgoto e o Panorama Municipal de Saneamento Básico. Além disso,  a apresentação de dança "De Corpo e Água", com a Educadora Social do NEA-BC de Cabo Frio,  Stephanie Freitas  e o recital de poesias sobre Políticas Públicas,  Saúde e Saneamento, pelo GGL de Búzios, Rômulo Ribeiro trouxe a cultura como ferramenta de luta pela cidadania.   

A palestra do Engenheiro Sanitarista e Professor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV_Fiocruz), Alexandre Pessoa, marcou o seminário  abordando as principais doenças relacionadas ao saneamento básico precário, pela falta de infra-estrutura adequada ao tratamento de água, esgotamento sanitário e  resíduos sólidos. 

Os participantes aproveitaram o momento para esclarecer dúvidas e contar com contribuições para soluções de problemas no município, como o tempo seco, a ampliação da rede separativa de esgoto, o papel do poder público para dirimir os problemas de saneamento, e melhorar a qualidade de vida dos munícipes e do ecossistema, como as lagoas que recebem esgoto in natura.

Segundo Alexandre, "é preciso que o povo olhe para a prevenção e o cuidado com o que ainda é possível usufruir , como armas para uma nova geração com menos problemas. Não adianta perguntas de quem é a culpa depois que o estrago já é uma realidade."

O Assistente de Mobilização e Logística do NEA-BC de Búzios, Lucas Queiroz convidou os presentes a participarem do Grupo Gestor Local:

Venham participar do nosso GGL! Estamos localizados na Av. José Bento Ribeiro Dantas, 815 - sala 08 - Shopping Portal da Ferradura - Portal da Ferradura.

A realização do projeto NEA-BC é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA.

 
c