Notícias

12/11/14

NEA-BC

Encontro de jovens inicia Etapa Regional do Pró-Lideranças

Quase cinquenta jovens de 16 a 29 anos formam o grupo de participantes da Etapa Regional

Nos dias 12 a 16 de novembro jovens dos 13 municípios do Projeto NEA-BC participaram do I Seminário Presencial em continuidade as ações da Etapa Regional. O Regional, como é chamado, faz parte do Programa de Desenvolvimento de Lideranças e conta com 04 eventos sendo um Encontro de Acolhida e Nivelamento; 02 Seminários e um Encontro de Culminância.

O Pró-lideranças NEA-BC tem o objetivo de instrumentalizar jovens e comunitários da região da Bacia de Campos, despertar o potencial de lideranças de cada um para que possam atuar com qualidade nos espaços de participação social. O projeto é uma condicionante do Ibama para dezoito empreendimentos da Petrobras.

O tema principal do seminário foi os “Impactos da Indústria do Petróleo”, e teve uma participação muito qualificada dos jovens que pesquisaram sobre os impactos nas suas localidades e deram uma aula para todos os presentes no evento. No Encontro de Acolhida que aconteceu nos dias 29 e 30 de agostos os grupos fizeram um nivelamento sobre os aspectos históricos, culturais e recursos naturais dos municípios, as aspirações de condição de vida e direitos, as possibilidades do protagonismo juvenil e as políticas públicas.

O grupo é formado por dois jovens de cada um dos treze municípios do entorno da Bacia de Campos, de Saquarema e São Francisco do Itabapoana, atendidos pelo projeto. Estavam presentes ainda a diretoria e funcionários da Associação NEA-BC, que executa o Projeto NEA-BC por conta de convênio com a Petrobras, e da Comunicarte, que assessora o trabalho e é responsável em conduzir todo o programa de formação que acontece nas etapas local e regional. O encontro de acolhida contou, também, com a participação do técnico do Ibama, Anderson de Souza Vicente.

FOTO: Jogo dos conceitos_Encontro de Acolhida

 

FOTOS: Jovens participantes da Etapa Regional

 
c