Notícias

03/09/21

QUIPEA

Reuniões Comunitárias: participação dos Quilombos no planejamento da próxima fase do Quipea

Entre os dias 26 de julho e 08 de agosto de 2021 aconteceram Reuniões Comunitárias em todas as comunidades quilombolas do Quipea, denominado Momento 3 do processo inicial de elaboração do Plano de Trabalho da Fase 4 do Quipea. Essa atividade teve o objetivo levantar as percepções dos comunitários sobre os impactos da indústria de petróleo nos territórios e como o projeto contribui na mitigação desses impactos, além de identificar de forma coletiva as Conquistas Estratégicas obtidas ou apoiadas pelo Quipea, e aquelas que ainda precisam ser alcançadas, dentro dos limites de atuação de um projeto de educação ambiental do licenciamento, de acordo com as diretrizes do Ibama.

Reunião Comunitária semipresencial do Quilombo de Conceição do Imbé (Campos dos Goytacazes, RJ)

As reuniões foram realizadas em dois formatos: semipresencial e virtual. Para a realização das reuniões semipresenciais foram cumpridas as orientações dos órgãos de saúde sobre os cuidados de prevenção a COVID-19 e também as orientações do Ibama, que recomendam o trabalho remoto das equipes dos PEAs. Desse modo, a equipe executora do projeto participou de forma remota (com exceção dos apoiadores locais, que são moradores das comunidades), enquanto nas comunidades havia um pequeno grupo, com até 20 participantes por comunidade, na Associação ou em outro espaço comunitário, mantendo o distanciamento e uso de máscaras durante toda a atividade. As reuniões foram conduzidas pelos apoiadores locais, se destacando como um importante momento de formação e troca, com o auxílio das educadoras populares e ambientais das respectivas regiões do projeto.

Participaram das reuniões os presidentes das Associações Quilombolas, os representantes da Comissão Articuladora do Quipea, equipe executora e também comunitários convidados, totalizando 199 participantes.

Esse momento também serviu para que cada comunidade escolhesse dois representantes para participar das Reuniões Regionais Preparatórias e do III Encontro Regional das Comunidades Quilombolas do Quipea, que acontecerão entre os meses de agosto e setembro de 2021.

As Reuniões Comunitárias foram um momento muito rico e importante para o Quipea e para todas as comunidades quilombolas que fazem parte do projeto, pois de forma coletiva, foi possível destacar as principais Conquistas Estratégicas e iniciar o exercício de pensar quais delas ainda precisam ser alcançadas e consolidadas na próxima fase do projeto.

 

c