Notícias

29/06/22

QUIPEA

Início da Fase 4 do Quipea

 

Depois de um longo trabalho de planejamento e construção coletiva entre as comunidades, equipe executora e Shell, o Plano de Trabalho da Fase 4 foi aprovado pelo IBAMA no dia 16 março de 2022.

 

Concluído o período de transição entre fases, no dia 01 de junho de 2022 o projeto Quipea entrou em uma nova fase. A Fase 4 será diferente das últimas vividas pelo projeto, pois haverá uma avaliação de todo o projeto, desde seu início em 2010. Durante os três anos de duração da fase, também serão realizadas atividades com objetivo de consolidar as conquistas estratégicas que foram adquiridas ao longo da trajetória do projeto e potencializar a preparação das comunidades no enfrentamento dos impactos socioambientais causados pela cadeia produtiva do petróleo em seus territórios. Nessa fase, o projeto também irá focar no fortalecimento dos canais de comunicação do projeto com as comunidades.

 

As atividades da nova fase acontecerão em formato híbrido, podendo acontecer de forma remota e presencial, seguindo as orientações dos órgãos de saúde e segurança quanto aos riscos relacionados à COVID-19.

 

Abaixo seguem as atividades que estão no Plano de Trabalho da Fase 4, que serão executadas durante a nova fase:

 

· Avaliação de todas as fases do projeto

 

· Evento Cultural

 

· Apoio ao 20 de Novembro – manifestação da Consciência Negra

 

· Visitas orientadas nas comunidades

 

· Cartografia Social nas 7 comunidades onde não foram concluídas

 

· Fomento à participação em espaços públicos de gestão

 

· Reuniões de apoio mútuo, acompanhamento de editais e projetos

 

· Reuniões da Comissão Articuladora

 

· Reuniões e oficinas de formação

 

· Intercâmbio cultural

 

· Articulação com outros Projetos de Educação Ambiental da Bacia de Campos

 

· Comunicação popular (instrumentalização para a inclusão digital, boletins informativos, Quipea Informa, dentre outras)

 
Manteremos por aqui a atualização sobre as atividades do Quipea, através das notícias, fotos e vídeos. Para saber mais sobre as atividades do Quipea procure a equipe de campo do projeto, as educadoras socioambientais e os educadores juniores estão a disposição para esclarecer as suas dúvidas.
 

Vamos juntos para a Fase 4 do Quipea?

c