Notícias

25/05/23

OBSERVAÇÃO

Observatórios realizam Jogo do Conflito

O PEA Rede Observação realizou, no período de 15 a 28 de maio, as reuniões metodológicas de acompanhamento com os grupos prioritários dos observatórios para a realização da atividade pedagógica do Jogo do Conflito. A atividade ocorre a partir da troca de experiências e estratégias de intervenção, visando a contribuição de cada eixo metodológico do projeto no enfrentamento dos conflitos vivenciados pelas comunidades. Educadores e articuladores, junto com os grupos participantes, buscaram um olhar cuidadoso para identificação das diferentes camadas da problemática socioambiental, além de caminhos alternativos para inspirar as ações práticas durante o ano.
 
Segundo Raynan Aguilar, educadora ambiental do Eixo de Formação e Pesquisa do PEA Rede Observação, o Jogo do Conflito foi uma atividade pedagógica que começou no evento do Fórum Anual, em março. Neste primeiro momento, os grupos tiveram contato com histórias inventadas, que se relacionavam com os conflitos vivenciados em cada território. Reunidos em grupo, pensaram em propostas de enfrentamentos aos impactos da cadeia produtiva de óleo e gás, utilizando as ferramentas de cada eixo metodológico (Formação e Pesquisa, Comunicação Popular e Teatro do Oprimido). Em maio, o jogo foi reproduzido nos Observatórios, porém com um olhar aprofundado na história de cada grupo. A realização desta atividade foi fundamental para conectar as três linguagens pedagógicas do projeto, de modo que faça sentido para cada sujeito prioritário(a), articulador(a) e educador(a) e que todos se comprometam com o processo pedagógico, almejando objetivos concretos e possíveis.
 
As demandas, anseios e pautas levantadas pelos grupos são sistematizados e ajudam a pensar sobre os possíveis planos de ações visando a materialização dos objetivos apontados na atividade. Com o Jogo do Conflito são desenhadas as estratégias gerais que vão guiar o trabalho a ser feito com cada grupo. Cada eixo do PEA Rede Observação poderá contribuir com suas especificidades, acumulando ao longo do período para que a cada passo se aproxime ainda mais dos principais objetivos de cada grupo.
c