22/10/24
OBSERVAÇÃOReunião de agricultores familiares com INEA e EEEG busca soluções para a proliferação de capivaras em Nova Belém
Território do município de São Francisco de Itabapoana sofre com a espécie que devasta a plantação de agricultores familiares
Desde 2023, o grupo de agricultores e moradores de Nova Belém, que participa do PEA Rede Observação, vem discutindo sobre a proliferação da capivara nas reuniões do Conselho da EEEG e com a gestora da Estação Ecológica, Vânia Coelho. Além disso, foram enviados ofícios ao responsável pelo Gerenciamento de Fauna do INEA, Cleber Ferreira, com o objetivo de marcar uma reunião para conversarem sobre possíveis estudos e soluções para o problema que vem afetando a produção agrícola familiar e a saúde da comunidade.
Diante dessa solicitação, o grupo se reuniu, no dia 17 de julho deste ano, com Cleber Ferreira e o Conselho da EEEG. Na ocasião os agricultores apresentaram a realidade local com relação a espécie problema. Como deliberação, foi criado um Grupo de Trabalho (GT) para estudos, discussões e soluções sobre a proliferação de capivaras na região.
Há cerca de 20 anos que os agricultores familiares que produzem no entorno da Estação Estadual Ecológica de Guaxindiba (EEEG), relatam o aumento significativo da população de capivaras. O que tem gerado grandes prejuízos, pois as capivaras invadem as roças e comem tudo. Além disso, existe a preocupação com a saúde, pois a espécie é um dos hospedeiros do carrapato-estrela, que transmite a bactéria da Febre Maculosa. E o risco de colisões dos animais com veículos causando acidentes nas estradas também preocupa os moradores da região.
Os agricultores familiares de Nova Belém são um dos grupos prioritários do PEA Rede Observação. Com a metodologia da educação ambiental, o PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzida pelo IBAMA.