Notícias

08/11/24

OBSERVAÇÃO

Pescadores do Chavão Participam da Construção do Diagnóstico Socioambiental Participativo

Com suas percepções e opiniões os pescadores ribeirinhos do Chavão contribuíram para a busca de soluções dos impactos territoriais que sofrem
 
No dia 05 de novembro, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio, a comunidade tradicional de catadores de guaiamum, do Chavão, participou do PROMEAS (Programa de Mentoria aos Municípios) Oficina de Diagnóstico Socioambiental Participativo. A atividade foi das 11 da manhã até 14:30, e  permitiu a descrição da realidade socioeconômica do território que residem. 
 
 
Estavam presentes também entidades como, PEA FOCO, Projeto Albatroz, NEA-BC. Membros da Secretaria de Educação, Meio Ambiente e Assistência Social, Projeto Guaiamum, Pescadores da Praia do Siqueira, FIPERJ, INEA, COOPERBEM CABO FRIO e Instituto VORÁ.
 
Nesta oficina a comunidade apresentou seus conflitos, demandas e conquistas possibilitando que todos os atores sociais presentes compreendessem a realidade do seu território, e se disponibilizando para dialogar buscando soluções para os impactos socioambientais e negligências sofridas. Além de provocar a troca de saberes entre a academia e o saber tradicional. Com isso, os pescadores ribeirinhos do Chavão contribuíram, com suas percepções e opiniões, na busca pela solução ou mitigação dos impactos socioambientais existentes em seu território.
 
 
A comunidade tradicional de catadores de guaiamum, do Chavão, são um dos grupos prioritários do PEA Rede Observação. Com a metodologia da educação ambiental, o PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzida pelo IBAMA.
c