QUIPEA
Notícias

09/10/24

QUIPEA

Quipea celebra ancestralidade e sustentabilidade no 8º Evento Cultural Quilombola


Manifestação Cultural – Arraiá Quilombola, Boa Esperança (Presidente Kennedy – ES)

Nos dias 17 e 18 de agosto foi realizado o 8º Evento Cultural Quilombola do Quipea na comunidade de Mutum, em Quissamã – RJ. O Evento Cultural é uma das atividades que tem como objetivo o fortalecimento da autonomia e da organização das 21 comunidades quilombolas inseridas no projeto. Nesses dois dias, foi possível conhecer os processos de luta e resistência das comunidades quilombolas, além de suas manifestações culturais, expressas em música, dança e produtos tradicionais, como ervas, compotas e artesanatos variados. Mais uma vez, foram momentos de intensa troca de sorrisos, abraços, riquezas e tradição.

O 8º Evento Cultural trouxe o tema Sustentabilidade e Ancestralidade: Cultivando Raízes, Resgatando Saberes. Este tema abrange a forma como as comunidades se relacionam com o território, o meio ambiente e suas práticas produtivas. Deste modo, entende-se que as comunidades tradicionais quilombolas carregam em si o conhecimento ancestral que pode garantir o desenvolvimento sustentável de suas práticas produtivas.

No primeiro dia foi realizada uma mesa-redonda para debater o tema do Evento com representantes do poder público, de organizações sociais quilombolas e de especialistas na área. Contou com a participação de Luiz Carlos Lopes, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SEMAG) de Quissamã (RJ) e Jovana Azevedo, Coordenadora de Políticas para Igualdade Racial desse município; a representante do grupo de trabalho para desenvolvimento agrário da CONAQ (Coordenação Nacional de articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas), Fran Paula; Mario Sergio Pinto, da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária); e a especialista em ervas terapêuticas, Sheila Batista (Quissamã – RJ). A abertura do Evento Cultural contou com a apresentação da Banda de Lata Maria Josefa, formada por alunos da Escola do Quilombo de Machadinha (Quissamã – RJ).



Banda de Lata Maria Josefa – Quilombo de Machadinha (Quissamã – RJ)

A representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), que não pôde estar presente, enviou um vídeo com algumas informações importantes para as comunidades quilombolas. A mediação desta roda de conversa foi feita por Wagner Nunes, gestor ambiental e quilombola de Machadinha (Quissamã – RJ). Deste primeiro dia vieram reflexões importantes sobre a importância do estreitamento de laços entre o poder público e os quilombos, principalmente no que diz respeito ao incentivo da agricultura familiar. Inclusive houve o compromisso da SEMAG para o fornecimento de maquinário para as hortas das comunidades quilombolas de Quissamã. A abertura da mesa-redonda foi feita pela Assessora Sênior de Performance Social da Shell, Suely Ortega, pelo Analista Ambiental do Ibama, Anderson Vicente, pelo Presidente da Associação dos Remanescentes do Quilombo Machadinha, André do Sacramento, pela Prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, e pela representante da Ambiental, Patrícia Honorato, educadora de campo do Quipea.


Mesa de abertura do 8º Evento Cultural Quilombola do Quipea

No segundo dia do 8º Evento Cultural, as manifestações culturais das comunidades emocionaram o público presente. As apresentações do jongo, quadrilha, samba, maculelê e capoeira puderam expressar a riqueza da identidade quilombola, bem como os produtos quilombolas: doces tradicionais, artesanato em tecido, em madeira, em palha, bonecas etc. Os Espaços Quipea e Shell trouxeram informações sobre as ações do projeto, como foi realizada a construção do Evento Cultural, sobre o licenciamento ambiental, transição energética, diversidade e inclusão. O Espaço Sustentabilidade e Ancestralidade rendeu homenagem aos guardiões do saber, o griôs das comunidades quilombolas, e contou com uma exposição sobre as diversas ervas medicinais presentes nas comunidades. Os espaços de embelezamento reforçaram a identidade quilombola por meio de turbantes, maquiagem e tranças, e a oficina de bonecas abayomi reuniu ludicidade e história ancestral.


Espaço Shell


Grupo de jongo Tambores de Machadinha (Quissamã – RJ)

Números do Evento Cultural
Participaram do 8º Evento Cultural Quilombola do Quipea cerca de 1.000 pessoas, entre as quais 889 integrantes das comunidades quilombolas. Dos 500 kg de alimentos preparados para os dois dias de evento, 240 kg de produtos vieram dos territórios quilombolas. A gestão de resíduos foi feita mais uma vez e dos 933,50 kg de resíduos gerados, 400kg orgânicos foram encaminhados para compostagem, 143,5 kg para empresas de reciclagem e 390 kg de resíduos não recicláveis para aterros sanitários.

 

 

Voltar

c