OBSERVAÇÃO
Apresentação

Projeto de Educação Ambiental Observação realizado sob a responsabilidade da PetroRio é constituído por Observatórios que são associações comunitárias que têm como objetivo identificar, monitorar e encaminhar os impactos socioambientais da cadeira produtiva de petróleo e gás na região nos municípios sob a influência do empreendimento Campo de Polvo.

O projeto é realizado em nove municípios: Armação dos Búzios, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Macaé, Niterói, Rio das Ostras, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra e é desenvolvimento junto a representantes da sociedade civil, comunidades quilombolas, pescadores artesanais, agricultores familiares, entre outros.

Durante as reuniões de acompanhamento da equipe técnica do projeto, os integrantes de cada Observatório escolhem tema, localidade e grupo prioritário que serão monitorados em relação às transformações socioambientais relacionadas à cadeia produtiva de petróleo. Para realizar esse trabalho são adotadas metodologias que relacionam os instrumentos de monitoramento e avaliação com ferramentas da educação popular como o teatro do oprimido e a comunicação popular. Essas linguagens foram escolhidas para tornar mais acessíveis os resultados das questões e/ou dos temas que foram monitorados e avaliados, facilitando, desse modo, o processo de participação e controle social.

O PEA-Observação é realizado sob a responsabilidade da PETRORIO.

c