27/09/24
OBSERVAÇÃOConsultas médicas para a comunidade quilombola de Baía Formosa, em Armação dos Búzios
Serviço acontece no espaço do Observatório Armação dos Búzios
No dia 21 de maio iniciaram-se as consultas médicas para a comunidade quilombola de Baía Formosa, em Armação dos Búzios, no espaço do Observatório do PEA Rede Observação. A iniciativa ajuda a comunidade, pois o posto de saúde fica próximo ao Centrinho, o que dificulta o acesso dos moradores por conta da distância e do custo do transporte.
As consultas de clínica geral acontecem das nove da manhã até meio dia, nas terças e quintas-feiras. As consultas são feitas pela Dra. Elsa e sua equipe. Contando também com Felipe, agente de saúde comunitário de Baía Formosa, que vai até a comunidade a partir de consultas marcadas previamente, e com até 10 marcações por dia. O objetivo da iniciativa é melhorar o atendimento à comunidade, com o apoio da Secretaria de Saúde e da Comissão de Igualdade Racial de Armação dos Búzios.
Segundo dona Cássia, quilombola de Baía Formosa, as consultas no Observatório têm sido proveitosas: “Tínhamos que acordar cedo para pegar a van para ir ao posto de saúde, no retorno atravessar as ruas tendo problemas com mobilidade. Muitas pessoas tinham dificuldade de acesso ao posto”. Dona Cássia espera que o atendimento continue e agradece o apoio do PEA Rede Observação ao ceder ao espaço. Com isso o Observatório Armação dos Búzios vai também tornando-se um ponto de referência para a comunidade.
Os quilombolas são um dos grupos prioritários do PEA Rede Observação. Com a metodologia da educação ambiental, o PEA Rede Observação é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzida pelo IBAMA.
Voltar