REMA
Proposta

A proposta do Projeto Rema está centrada no desenvolvimento de processos educativos que visam à participação qualificada das comunidades pesqueiras, fortalecendo o seu protagonismo na gestão ambiental pública.

As ações e/ou atividades do Projeto REMA são executadas pela AECOM (uma empresa de consultoria ambiental), contam com a participação de jovens e dispõem de espaços próprios equipados com recursos pedagógicos variados - Espaços REMA. Desde 2013 o Rema vinha atuando por meio de formações dadas por meio de Oficinas, nas quais foram trabalhados diversos temas, como por exemplo: a valorização da memória cultural da pesca artesanal; os impactos socioambientais resultantes da cadeia produtiva do petróleo e gás; a educação ambiental para a gestão ambiental pública e, ainda, um panorama das políticas públicas com foco na comunidade pesqueira.

Atualmente estamos desenvolvendo um Diagnóstico sobre a relação entre a juventude e a pesca artesanal. A pesquisa contempla as comunidades pesqueiras dos municípios, no primeiro momento conversamos com os representantes de Colônia e Associações ligadas à pesca; Secretarias de pescas dos Municípios; representantes de outros PEAs que atuam nos territórios e lideranças locais. A partir de agosto de 2019 iniciamos a nova etapa do diagnóstico, com a aplicação dos roteiros de pesquisas juntos aos pescadores!

Para saber mais sobre o Projeto REMA acessar:

www.projetorema.net

www.facebook.com/remaprojeto

c